Devocional 21 – Tempos difíceis

Devocional 20 – Obedecer até com risco de morrer
31 de outubro de 2019
Devocional 22 – Olhos no céu
31 de outubro de 2019

Devocional 21 – Tempos difíceis

Mas a nação que meter o pescoço sob o jugo do rei da Babilônia e o servir, eu a deixarei na sua terra, diz o Senhor, e lavrá-la-á e habitará nela. (Jr 27:11)

A Palavra acima parecia muito estranha para o povo de Israel. Eles eram a nação santa, que tinha a promessa daquela terra, com um passado glorioso de dominação daquela região, sob os reinados de Davi e Salomão, e agora Deus dizia que era para eles se submeterem a um rei que nem era hebreu e, pior, sair daquela terra e ir para a Babilônia. Isto significava pagamento de tributos e obediência a outra nação, significava sair de sua própria terra prometida. Não fazia sentido para eles. Mas a lógica de Deus não é como a nossa. Ele tem os seus caminhos.

Naquele contexto, a nação de Judá tinha se afastado do Senhor e não estava atendendo a suas exortações através dos profetas, logo, estava vivendo um tempo muito difícil por causa do seu pecado (envolvimento com outros deuses, a ponto de sacrificar seus filhos). Esta submissão fazia parte de uma estratégia do Senhor para ensiná-los e alinhá-los, mas eles não estavam acreditando na palavra dos profetas da parte do Senhor. Daí vinham os falsos profetas com mentiras, e o povo, já distante de Deus, acreditava nestes.

É em tempos difíceis que nossa obediência é provada. Dura coisa é recalcitrar contra os aguilhões (At 26:14). Deus tem os seus caminhos, que não podem ser mudados. Ele enxerga muito além de nós. Precisamos entender que Ele nunca perde o controle e sabe exatamente o que está fazendo.

Quando Deus promete, sempre cumpre. Se Ele está lhe mandando fazer algo que não tem conexão lógica com a promessa que tem para sua vida, relaxe e confie. Não saia correndo pedindo oração, achando que está sendo alvo dos ataques das trevas. Busque discernimento do Senhor. Mesmo que satanás esteja se levantando contra você, Deus transformará essa situação em bênção para você e para outras pessoas. A autoridade mais forte não vem da teoria, mas das experiências vividas com Deus.

Estamos sempre em treinamento e nosso Pai cuida de nós de uma forma maravilhosa, sem margem de erro. Cada experiência vivida em Deus tem o poder de nos ensinar, purificar e santificar. Simplesmente obedeça e viva intensamente este tempo que se chama hoje.

O Senhor domina em majestade, nada foge de seu controle. Declare essa verdade em sua vida. Viva o cuidado e o amor do Pai, com o coração ensinável e pronto para obedecer.