Devocional 12 – A compaixão do Senhor

Devocional 11 – Um improvável
17 de setembro de 2019
Devocional 13 – Enganos na desobediência
17 de setembro de 2019

Devocional 12 – A compaixão do Senhor

E tiraram os deuses alheios do meio de si e serviram ao Senhor; então, já não pôde Ele reter a sua compaixão por causa da desgraça de Israel. (Jz 10:16)

A obra redentora de Jesus na cruz é algo extraordinário. Quanto amor por nós! Éramos pecadores compulsivos, iníquos! E Ele nos perdoou, nos lavou dos nossos pecados e nos deu oportunidade de viver eternamente com Ele. Mas a história não acaba aí.

Infelizmente, não paramos de pecar. É claro que o pecado deve ser um acidente na vida do cristão de verdade, não uma prática (até porque a prática cauteriza a mente e se torna iniquidade!). Somos sempre levados a pecar pelos sistemas sociais em que estamos inseridos, por isso temos que escolher, todos os dias, o caminho do Senhor, e resistir ao mal.

Na passagem acima, Israel se afastou do Senhor e passou por uma opressão de 18 anos. Quando já não aguentava mais, clamou ao Senhor, mas Ele lhes disse que não os livraria mais (v.13). Deus já estava cansado das idas e vindas de Israel, voltando-se para Ele e depois servindo os demônios daquela terra. Mas Israel não apenas confessa seu pecado e pede perdão, eles tiram os deuses do meio de si e servem ao Senhor.

Esse é o diferencial do verdadeiro arrependimento: a mudança de atitude. Não adianta reconhecer o pecado, até confessá-lo, prometer parar de pecar, mas não tomar a atitude de remover o que nos faz pecar. Esta é a atitude que o Senhor espera de nós! O que tem levado você a pecar? Elimine! Afaste-se!

E o mais lindo nessa passagem é o fato de que o Senhor não pôde reter sua compaixão. Uau!!! Quanto amor! Quanta graça! Ele está sempre pronto a nos perdoar, enquanto estamos nesta terra. Louvado seja o Senhor, porque, a cada momento, nos dá a chance de nos voltarmos para Ele e estende para nós Seus braços de amor.