Na verdade, na verdade te digo que aquele que não nascer de novo não pode ver o Reino de Deus […]. Na verdade, na verdade te digo que aquele que não nascer da água e do Espírito não pode entrar no Reino de Deus. (Jo 3:3,5)
Muitas vezes, no decorrer de nossa caminhada, nos sentimos desmotivados, cansados, como se nos estivesse faltando alguma coisa. Essa sensação ocorre com cristãos e não cristãos, mas não deveria ser assim com os cristãos. Então por que vivemos com essa sensação de insatisfação? Temos a resposta nos versículos acima.
Enquanto Jesus esteve nesta terra, pregou e ensinou, em todo tempo, sobre o Reino de Deus. Como Ele é nosso mestre, devemos aprender bem sobre esse assunto e viver o que Ele nos ensinou. Tudo na Bíblia, tanto no Antigo quanto no Novo Testamento, fala sobre o Reino de Deus que foi perdido a partir do pecado da humanidade.
A consciência do Reino de Deus se dá a partir do novo nascimento, o nascimento na água a partir do batismo de arrependimento dos pecados e da confissão de Jesus como nosso Senhor e Salvador. A partir deste ponto, vemos o Reino de Deus, ou seja, descobrimos que há um reino com um rei poderoso, bondoso e justo. O problema é que a maioria dos cristãos para aqui, então só vê o Reino de Deus e não vive nele. Isto não satisfaz ao nosso espírito, porque ver e saber que existe não nos faz desfrutar deste Reino.
Todo o anseio do nosso coração se resume nisso: desfrutar do Reino. Como? Jesus nos responde: nascendo da água e do Espírito. Como cristãos, já nascemos da água, basta passar pelo batismo. Como nascer do Espírito? Tendo consciência da Sua presença dentro de nós e submetendo-se ao Seu senhorio, a sua direção, em dependência, em comunicação. É não saber de onde viemos nem para onde vamos hoje (v. 8), isso é viver em completa dependência. Nós temos um Deus residente em nós que quer nos dirigir para que sejamos realmente abençoados e possamos abençoar! Aleluia! Nossa vida não é vazia, não é uma rotina, ela tem propósito.
Jesus deixou claro: para entrar no Reino, é fundamental nascer do Espírito, porque o Reino não é material, natural, ele é espiritual. Assim, só aqueles que têm o seu espírito em conexão com o Espírito de Deus podem entrar.
Hoje é dia de nos envolvermos com o Espírito Santo, para que possamos entrar no Reino e desfrutar do favor do nosso Pai, o Rei. Só isso, verdadeiramente, nos satisfaz.