Disse mais Davi: O teu servo matou tanto o leão como o urso; este incircunciso filisteu será como um deles, porquanto afrontou o exército do Deus vivo. (I Sm 17:36)
Ao longo de nossas vidas, muitas coisas acontecem, algumas boas, outras ruins. Isto é um fato geral. Como cristãos, entretanto, muitas vezes, temos o pensamento, mesmo que inconsciente, de que o Senhor deveria nos poupar de tudo que nos traz sofrimento. Mas isto não acontece, todos nós passamos por dificuldades. Nesses momentos, entramos em crises existenciais e começamos a questionar Deus, perguntando por que deixou acontecer isso e aquilo conosco. Por que não nos livrou? E muitos até nos questionam se não há pecado em nossa vida que gerou aquela situação difícil, o que nos deixa ainda piores.
É fato que o pecado traz consequências negativas para nós. Mas é importante saber que nem toda situação ruim é fruto de um pecado, de termos nos afastado de Deus.
Temos que estar conscientes de que Deus é bom e é nosso Pai. Como todo pai, Ele quer nos ver crescer, amadurecer. Não há como crescer sem passarmos por dificuldades, porque são elas que vão trazer experiências novas e nos dar perspectivas diferentes sobre a vida, nos levando a aprender na prática.
Infelizmente, na maioria dos casos, quando o Senhor não age como gostaríamos, nos livrando das dificuldades, temos reações erradas. Estas, sim, nos fazem sofrer. Tentamos fugir, jogamos a culpa nos outros, ficamos paralisados, procuramos outros para resolver por nós, tentamos dar um “jeitinho brasileiro”, etc. Mas estas coisas só servem para criar mais problemas e adiar a solução que só nós podemos buscar em Deus.
Davi entendeu bem isso e foi bem sucedido. Quando o leão e o urso apareceram para comer as ovelhas de seu pai, ele não saiu correndo para chorar ou reclamar. Encarou o problema, clamando a ajuda de Deus e entendendo que o Senhor permitiu aquilo não para acabar com ele, mas para lhe dar experiência. Tempos depois, quando teve que encarar Golias, não temeu, porque já havia passado por uma experiência similar, em que foi bem sucedido com a ajuda do Senhor. Por isso foi vencedor.
Entenda que cada dificuldade, cada problema, é uma oportunidade de ter experiência com o cuidado de Deus e de ser treinado e fortalecido para o que o Senhor tem para você, para a sua missão nesta terra.
E não se esqueça: Deus o ama muito. Por isso, não quer que você seja um bebê mimado, mas um filho maduro, que tem um chamado para abençoar outros. Cada dificuldade, cada problema vem apenas para fazê-lo mais forte.