“Assim diz o Senhor: Põe-te no átrio da Casa do Senhor e dize a todas as cidades de Judá, que vêm adorar à Casa do Senhor, todas as palavras que eu te mando lhes digas; não omitas nem uma sequer.” (Jr 26:2)
Somos seres espirituais, que têm uma conexão com Deus, que carregam o próprio Espírito de Deus dentro de si. Em função deste tão grande privilégio que o Senhor nos deu pela Sua graça, devemos nos posicionar como agentes de Deus, embaixadores de Deus nesta terra. Esta é a nossa função. Não somos chamados para viver uma vida natural, mas um estilo de vida sobrenatural.
Neste sentido, devemos estar atentos ao que Deus nos manda dizer e fazer na posição do corpo em que nos estabeleceu. Isso tem que ser inegociável em nossa vida cristã.
Talvez você pense: eu não sou profeta, como Jeremias. Realmente, pode ser que você não tenha esse chamado, mas você pode fluir no dom de profecia quando for necessário, de acordo com o fluir do Espírito Santo (I Co 12:7). Mas a obediência não é apenas em relação ao falar, mas também ao agir de acordo com a vontade de Deus, de forma bíblica, mesmo que muitos não aprovem, porque foge ao padrão conhecido. O mais importante é obedecer àquilo que o Espírito está dizendo.
A situação de Jeremias, neste texto, era muito difícil. As palavras que Deus lhe deu para falar eram duras, tratavam da destruição iminente da cidade e agrediam os que estavam em pecado, com o coração duro. Mas, por outro lado, eram também palavras de misericórdia, de graça, se eles abrissem o coração para receber. Infelizmente, a grande maioria não recebeu bem as palavras proferidas. Assim, decidiram matar o profeta.
Mas é importante observar que ele estava ali em uma direção de Deus, em obediência, e o próprio Deus levantou pessoas para protegê-lo. Em todo o livro de Jeremias, percebemos que o profeta passou por muitos apertos e teve muito medo e muita angústia (Jr 4:19, 11:19, 15:15,18:19, 20:14). Mas sempre decidia obedecer e o Autor da vida sempre o livrava.
Da mesma forma, precisamos seguir em nossa vida de acordo com a direção de Deus, mesmo que haja dor. Não é fácil obedecer. Mesmo que isso, muitas vezes, não implique morte física, implica que a alma se cale, implica abrir mão de sonhos e de conforto. Isto não é agradável e é uma espécie de morte também.
Vale lembrar, além disso, que Jeremias, segundo os padrões humanos, não parecia ter um ministério eficaz, pois ninguém dava ouvidos ao que dizia e ainda ficavam com raiva dele. Entretanto, o sucesso do nosso chamado não se mede por fama e aceitação das pessoas, mas por obedecermos completamente a Deus.
Lembre-se disso no dia mau, quando parece que está dando tudo errado, apesar de termos certeza de estarmos agindo conforme a direção de Deus. Nesses momentos, satanás lança setas em nossas mentes para nos fazer duvidar da direção de Deus. Fique firme como Jeremias ficou.