Devocional 10 – Deus que age apesar de nós

Devocional 9 – Lugar de adoração
17 de setembro de 2019
Devocional 11 – Um improvável
17 de setembro de 2019

Devocional 10 – Deus que age apesar de nós

Então, os israelitas tomaram da provisão e nãopediram conselho ao Senhor. Josué concedeu-lhes paz e fez com eles a aliança de lhes conservar a vida […] (Js 9:14,15a)

Muitas vezes, ao longo da caminhada cristã, tomamos decisões influenciadas por circunstâncias diversas (pressa, pressão social, costume), por crenças, por aparência, sem consultar o Senhor. A passagem acima testifica este fato, ao mostrar os líderes de Israel fazendo aliança com um povo que não conheciam, simplesmente acreditando na palavra de pessoas que estavam mentindo. Se tivessem perguntado ao Senhor, Ele teria lhes mostrado a mentira.

Mas Deus vê o coração. Os erros são uma realidade em nossas vidas, pois nossas almas ainda estão sendo salvas. Errar sem querer é uma coisa; errar por querer, consciente do erro, de propósito, é bem diferente. Mas, em ambos os casos, deve haver arrependimento.

Tanto em um caso como noutro, o sentimento de culpa não deve permanecer em nós. O arrependimento genuíno com confissão de pecado nos conduz ao perdão do Senhor.

E nosso Deus é tão maravilhoso que opera a nosso favor mesmo a partir daí. Na sequência da narrativa, em Js 10:8, essas mesmas pessoas com quem Israel fez aliança, os gibeonitas, são atacados e pedem socorro. Israel precisava cumprir a palavra dada, e o Senhor se coloca ao lado deles, e faz com que eles tenham uma vitória tremenda, pois eles derrotam 5 povos de uma só vez.

É claro que nossos pecados têm consequências ruins para nós e para outros. Não estamos querendo dizer aqui que não haverá problemas, que tudo será resolvido instantaneamente. Nessa mesma passagem, a Bíblia nos diz que eles tiveram que socorrer este povo e conviver com eles pelo resto da vida, o que gerou influências que Deus não queria, já que eles eram amorreus e deveriam ser exterminados por causa de suas iniquidades. Nossos atos têm consequência sempre. E a desobediência explícita à Palavra gera problemas sérios.

Mas, como diz a Palavra: Deus age em todas as coisas para o bem daqueles que o amam (Rm 8:28). Você o ama? Então viva esta realidade. Pecou? Arrependa-se, confesse, deixe o pecado, não carregue culpa e creia que Deus agirá apesar disso. Ele é o Deus Todo Poderoso. Deus de amor, Deus de graça e misericórdia. Creia!