Devocional 7 – Obstáculos

Devocional 6 – Direção de Deus
12 de setembro de 2019
Devocional 8 – A Palavra de Deus é irrevogável
12 de setembro de 2019

Devocional 7 – Obstáculos

Então, mandei mensageiros desde o deserto de Quedemote a Seom, rei de Hesbom, com palavra de paz… Mas Seom, rei de Hesbom, não nos quis deixar passar por sua terra, porquanto o Senhor, teu Deus, endurecera o seu espírito e fizera obstinado o seu coração, para tos dar nas mãos, como hoje se vê. (Dt 2:26, 30)

Nossa caminhada é repleta de obstáculos, mas precisamos discernir de onde eles vêm. Normalmente, temos a tendência de achar que as dificuldades são fruto de pecado ou de ação maligna. Esta passagem, no entanto, nos mostra que, apesar de Moisés ter procurado agir corretamente em relação a Seom, o próprio Deus endureceu o coração do rei, de forma que ele se levantou contra o povo de Deus. Moisés poderia ter pensado: mas eu fiz tudo certo, por que este rei se levanta assim contra nós?

É preciso entender que tudo que Deus faz tem um propósito que é o melhor para nós. Muitas vezes, por exemplo, nos acomodamos em empregos, casas, igrejas, mas nosso tempo ali já acabou, Deus tem outras coisas para nós, é preciso avançar. E Ele pode acionar pessoas ou situações para trazerem desconforto e confrontos para nos tirar daquela posição, para que se cumpra a Sua vontade.

Você pode pensar: se Deus é bom, porque ele vai criar esta situação ruim em minha vida? Eu estou sofrendo! Está doendo! Fui afrontado por meu líder!

Justamente porque Ele ama você e quer que você resolva sua situação. Não há como um cristão estacionar em sua vida (espiritual, emocional, natural) ou empurrar problemas. Há mesmo situações em que cristãos estão com problemas e não compartilham com ninguém por orgulho, não conseguem pedir ajuda.

O mais importante na vida cristã é discernir o que está acontecendo, para nos adequarmos à vontade de Deus.