A Ti, Senhor, pertence a graça, pois a cada um retribuis segundo as suas obras.(Sl 62:12)
É interessante observar que a graça de Deus, que é maravilhosa e que nos trouxe tão grande salvação, não exclui as obras que devemos fazer nesta terra. E a Palavra é clara ao dizer que Deus vai nos retribuir segundo nossas obras.
O que são obras? Tudo que fazemos neste mundo, as nossas ações diárias, que podem ser boas ou más. Assim, sempre estamos envolvidos em alguma obra e isso repercute diretamente em nossas vidas aqui e na eternidade. Isto fala do princípio da semeadura: “aquilo que o homem semear, isso também ceifará” (Gl 6:7).
É importante lembrar que as obras que realmente têm valor são as que são feitas em obediência, segundo a vontade Dele, segundo nosso chamado estabelecido pelo Pai. A obra que eu fizer por causa de minhas preferências ou por causa de outras intenções do meu próprio coração vão queimar e não vai sobrar nada (I Co 3:12,13).
É preciso avaliar sempre nossa trajetória, pedindo a Deus que sonde nossos corações e nos ajude a fazer as obras Dele, ou seja, nos juntar a Ele em suas obras. Estas sempre são boas. E eternas.